Sem categoria

O que é Alta Costura?

Oi mulherada. Se você é ligada em moda, ou segue revistas, blogueiras famosinhas já deve ter percebido que tá todo mundo em Paris e falando sobre um tal de Haute Couture (Alta Costura). Olhando de longe parece apenas uma coisa fútil de gente milionária, mas muito além disso, eu pude ver um olhar empreendedor das marcas. E fiquei chocada quando fui pesquisar detalhes desse evento. Juntei todas as informações possíveis pra que vocês também entendam o que é o universo da Alta Costura.


Haute Couture são desfiles de alto padrão que acontecem em janeiro e julho em Paris. E se você for um pouco detalhista já viu que não são todas as marcas participam dessa semana de moda. Porque para uma marca participar tem que passar por todas as exigências da Câmara Sindical de Alta Costura, yes baby, tem um sindicato só pra isso de tão phyno que é. E quais são as exigências? 

📌A marca precisa ter um ateliê em uma dessas três Avenidas de Paris: Champs Elysees, Montaigne ou Jorge Sank. 

📌O ateliê da marca precisa ter no mínimo três andares, e um espaço para desfile.

📌Ter um Staff de no mínimo 25 pessoas especializadas no assunto.

📌Ter no mínimo 35 modelos exclusivos por coleção, sejam eles de dia ou noite.

📌Todo o trabalho deverá ser  artesanal, ou seja, feito a mão. Nadica de nada de máquinas (por isso tem peça que demora até mil horas pra ficar pronta).

Algumas marcas clássicas que sempre vemos nos desfiles são: Dior, Valentino, Channel, Jean Paul Gaultier, e outros. Esse mercado não se sustenta sozinho, pois são looks exclusivos, é a hora que o designer tem pra criar e mostrar o quanto ele pode ser talentoso. Tudo que está ali não é pra vender a rodo como estamos acostumados, são peças sob medida, onde o cliente pode escolher cada detalhe dessa peça. E será que tem gente que paga por isso? Sim, um pouco mais de 4000 clientes milionárias no mundo. Mulheres a partir de 35 anos, que geralmente procuram essas marcas para fazer o tão sonhado vestido de noiva, se apaixona pela Alta Costura, e vira cliente fiel. As marcas não as chamam de clientes, mas de colecionadoras.

Para resumir, Haute Couture nada mais é que moda exclusiva, é um mercado seletivo com poucos compradores e que envolve muito dinheiro em cada peça comprada. Isso vai de vestidos que a gente vê no tapete vermelho até em peças diurnas extremamente sofisticadas. E para as marcas estarem nesse alto padrão, vendem outros coisas por preços mais “acessíveis”, como maquiagens, perfumes e peças básicas. 

Hoje rolou alguns desfiles, entre eles o da Chanel, que tinha nada mais nada menos que uma réplica da Torre Eifeil no meio da pista.

Achei chique, sofisticado e muito interessante. Alta Costura faz parte da história da Moda, e envolve um trabalho sério e detalhista.


Beijos amores e até a próxima.😘

4 comentários em “O que é Alta Costura?

  1. Mt bom o post!
    Realmente esta se falando mt sobre, porem são poucos brasileiros que estao falando de moda e sim os babados de la.
    Acho que infelizmente é um mercado so valorizado la. Aqui no Brasil ja teve essa epoca e foi muito esquecida. As pessoas ja buscam la, porem aqui existiu grandes costureiros, esquecidos, ou talvez os que ja tenham morrido. O Brasil ja foi um país com uma grande alta costura, claro que muito inspirado nesses.
    Poderia existir eventos assim, para valorizar o povo daqui. Mas quando tem, sao marcas gringas que vem desfilar e dar destaque aqui, sao poucas as brasileiras. Acho lindo a valorizacao que eles dao a seus costureiros, 😓 Otimo post,bem explicativo.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Acho que não vinga muito aqui no Brasil por não ser um país desenvolvido, e não ter público pra isso também conta muito! Mas agora com o novo calendário da semana de moda estamos conhecendo novos talentos, e valorizando o antigo! 😘

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s