Sem categoria

Ditadura dos Cachos?

Se você me conhece de verdade, sabe que se eu pudesse escolher uma palavra no mundo seria LIBERDADE. Eu odeio padrões, odeio quando a mídia ou alguém tenta impor um estilo de vida que não quero levar, ou algo que não quero fazer. Não vou ser hipócrita, muitas vezes me deixo levar inconscientemente por muitos desses padrões. Um belo exemplo disso, foi quando aos 11 anos de idade fiz meu primeiro relaxamento no cabelo, porque achava meu cabelo horrível.
Aqui eu tinha 5 anos:

Meu cabelo era cacheado, da raiz a ponta, um cacho 3B mais ou menos. Não tínhamos tantas opções legais como hoje. Naquela época, meninas bonitas tinham que ter o cabelo liso, isso era impossível pra mim. Eu lembro da vez que puxei toda a parte da frente do meu cabelo até o queixo e cortei uma franja, o resultado foram meses usando presilhas tic-tac pra prender essa franja fake.😂

Quando eu sai pela primeira vez do salão de beleza com os cabelos escovados, me senti a rainha do Egito haha, era a primeira vez que tinha o cabelo liso. Desde então nunca mais parei de alisar. Entre progressivas a base de formol e relaxamentos a base de guanidina que quebraram todo meu cabelo, descobri um movimento mundial que tinha tudo a ver comigo, mulheres que estavam em fase de transição capilar, e que descobriram que foram manipuladas por uma ditadura da chapinha. Mulheres que resolveram se dar uma chance, a chance de ter seu cabelo natural de volta. Eu achei lindo, motivador, e por duas vezes resolvi tentar entrar em transição. E sinceramente, não consegui.

Desisti e voltei a alisar meu cabelo.
Hoje eu tenho a plena consciência, que se eu entrar em transição capilar e ir até o fim, vou amar o resultado, vai ficar lindo. Hoje eu sei, que meu cabelo natural é lindo como qualquer outro cabelo liso.

Mas eu decidi que ter o meu cabelo alisado hoje é o melhor pra mim. Não porque alguém falou, não porque fui influenciada, mas por que eu escolhi essa opção, porque eu me sinto bem assim. Pode ser que eu mude de opinião daqui a algum tempo, mas hoje eu escolhi ser alisada.

Então, por que julgar a amiga que escolheu alisar o cabelo? Por que ela tem o cabelo cacheado tem ser obrigada a parar de alisar? Será que saímos de uma ditadura para entrar em outra? Saímos da ditadura da chapinha, pra entrar na ditadura dos cachos perfeitos?
Sinceramente sair de uma ditadura pra entrar em outra não é grande vantagem!

Esse foi meu corte por muitos anos.

Se você se sente bem cacheada, seja cacheada. Se você se sente bem loira, seja loira. Se você se sente bem alisada, seja alisada, mas seja o que você quiser ser.


Aqui foi no fim de 2016, tinha acabado de cortar ele bem curtinho.

Depois de muitos anos, encontrei uma progressiva que cuida do meu cabelo enquanto alisa, e com muito carinho e cuidado vejo ele ficar com a forma que gosto sem quebrar ou queimar meu couro cabeludo. E estou muito feliz assim. Eu não sou o meu cabelo, e meu cabelo não sou eu, ele é uma parte de mim. Então, não há nada de errado em adaptar ele ao meu humor. Assim como não há nada de errado com a garota que resolve voltar aos cachos.

Meu recado de hoje, é para que você fuja dessas ditaduras, sejam elas de corpo, cabelo ou de personalidade. Seja livre, para ser o que quiser, fazer o que quiser, usar o que quiser.


Aqui é como ele está atualmente.

Seja livre para expressar sua personalidade através da sua roupa, maquiagem ou cabelo. Seja livre de todos os padrões, seja você!

Beijos meninas, até a próxima!😘

8 comentários em “Ditadura dos Cachos?

  1. Eu assumo meus cachos justamente por essa liberdade, e hoje vejo a pressão em ter os “cachos perfeitos”. Só consegui me aceitar quando vi que meu cabelo é único, que não vai estar lindo todo dia, e que não vai ser igual de uma blogueira famosa. Amei esse post.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s